Como um jornalista precisa de uma boa formação, um advogado jamais conseguirá atuar sem uma capacitação acadêmica ou um médico não invade uma sala de um hospital sem ter estudado, cada vez mais o Brasil compreende que bons políticos ou cidadãos interessados em influir na formação de uma boa política precisam estudar, aprender, dialogar, conhecer! Por isso, este espaço aqui para falar da importância do RenovaBR em minha trajetória. Passar por ele ampliou minha noção de estar a serviço da coletividade e da cidadania – única razão da POLÍTICA, em minha visão.

RenovaBR é a maior escola de formação de políticos no Brasil. Ao contrário de muitas classificações feitas por pessoas que sequer se dão ao trabalho de ouvir seus alunos e professores ou mesmo abrir o site da escola para ler como é a estrutura e metodologia, os princípios e valores, o RenovaBR não é um partido político, não é um “movimento”, não é financiado integralmente pelo Luciano Huck – um dos seus mais célebres simpatizantes e que é, de fato, um dos doadores. Na sua última edição, o curso para preparar candidatos às prefeituras e câmaras municipais reuniu alunos de 32 partidos, abertos ao diálogo e à renovação. A iniciativa mantém-se através de doações. Qualquer um pode ser doador e é bem comum a maioria dos alunos acabarem doando o valor que deposita como compromisso – que é devolvido, ao final do curso, caso o aprendiz opte por receber de volta. Todas as doações podem ser checadas no site da instituição.

A demanda pelos cursos RenovaBR é cada vez mais crescente. Em 2019, depois de passar pelo rigoroso crivo de diversas etapas de seleção, que mediram desde conhecimentos gerais e de contexto político até a capacidade de diálogo, senti o orgulho de estar entre 1400 selecionados dentre mais de 31 mil inscritos em todo o Brasil.

Foram nada menos que quatro meses de curso e uma carga horária total de 96 horas, além da realização de exercícios, projetos práticos e entrega do trabalho final de curso. Durante o período de aprendizagem, diversas disciplinas ligadas ao planejamento urbano, finanças municipais, educação, saúde, saneamento, desenvolvimento econômico, além de conteúdos sobre liderança, comunicação política e organização de campanha.

Dos 1170 alunos formados no primeiro módulo, a Escola de Formação de Políticos RenovaBR selecionou 500 alunos para o Módulo Avançado – Legislativo e fui um destes aprovados! Uma primeira etapa, bastante imersiva, aconteceu em São Paulo, seguindo-se, então, mais alguns meses de formação, conhecimento e experiências. Ainda hoje, alunos e professores mantêm vínculos de trocas de aprendizagem e experiências, em uma verdadeira rede de cidadãos interessados em renovar o Brasil através da boa política.

× Fale comigo agora