Saúde

Promoção da saúde, prevenção, qualificação, humanização no tratamento de câncer

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, até o final de 2020, no Brasil, os cinco tipos mais comuns de câncer terão um aumento de cerca de 130 mil novos casos. Uma das bandeiras do mandato será a criação de um efetivo trabalho de contribuição para um atendimento mais humano, melhora dos sistemas de informação existentes e criação de novos canais de informação mais eficazes para trazer conforto e, principalmente, agilidade na atenção primária e no início do tratamento.

NA PRÁTICA:

  • Atenção permanente do mandato para apoio a instituições e iniciativas de prevenção à doença câncer e para ações de promoção à saúde. Empenho na fiscalização da aplicação de leis já existentes no município e levantamento, nos três primeiros meses de mandato, de eventuais projetos apresentados em legislaturas anteriores e que não tenham sido votados, para eventual qualificação e reapresentação em plenária.

  • Ações internas, na Câmara municipal, para sensibilização de outros vereadores para a importância da causa. Empreender esforços junto a outros parlamentares para a criação de uma Frente Parlamentar de Apoio e Prevenção ao Câncer, incentivando a criação de projetos de lei, a escuta de instituições e cidadãos com ações voltadas para a promoção de saúde e para a humanização do atendimento.

  • Projeto de lei para instituir o serviço de orientação sobre os direitos dos pacientes com câncer, no âmbito do Município de BH e região metropolitana. Para a execução desta Lei, o Executivo Municipal poderá criar programas, capacitar servidores e confeccionar material informativo sobre os direitos dos pacientes com câncer, previstos na legislação municipal, estadual e federal em vigor.

  • Atuação continuada, visando apresentar projetos de lei em defesa do paciente com câncer, voltadas para temas específicos e urgentes, como por exemplo a garantia de direito de acesso a medicamentos de alto custo, visando minimizar o máximo possível a judicialização do tratamento.

  • Propostas para o incentivo à prática de doação de sangue, criando dispositivos complementares a leis vigentes e apresentando outros projetos tratando do tema.

,

× Fale comigo agora